Quais são os minérios mais explorados no Brasil?

Veremos ao longo deste texto os minérios mais explorados no Brasil. Uma das atividades mais importantes em qualquer país, é a mineração. 

Isso porque ela pertence ao setor primário de produção, ou seja, os produtos que chegam dela são matérias primas para inúmeros investimentos. O Brasil é um dos países com maiores potenciais para exploração de minério.

Naturalmente, é um pouco complicado falar dessa exploração sem pensar no conjunto completo. Afinal, quais são os minérios mais explorados no Brasil? 

Além do ferro, que é o mais conhecido, existem outros materiais que ganham o mercado nacional e internacional. São fundamentais, portanto, para a economia do país.

Cerca de oito materiais correspondem a 98,6% da produção dos minérios mais explorados no Brasil. Além disso, são extremamente importantes para outros países, visto que alguns são obtidos em peso no país. Vamos ver mais sobre eles agora mesmo!

Para mais notícias de mineração sugerimos que você acesse a Mineração Brasil, o maior site de notícias do Brasil.

Minérios mais explorados no Brasil

Apesar de estar presente no cenário brasileiro desde o século XVI, a mineração ganhou destaque na economia a partir do século XIX. 

Na verdade, a exploração de outros países ainda era presente na região, porém, já existia uma noção da quantidade de recursos que poderiam ser encontrados.

Hoje, o país apresenta matérias primas bem diversificadas. A mineração não é uma atividade como qualquer outra, ela se fortalece à medida que os negócios se desenvolvem.

A tecnologia é um exemplo disso, já que muitos dos aparelhos eletrônicos que utiliza atualmente, é feito de algum mineral. Com ela está crescendo a todo vapor, há ótimas expectativas para o país, principalmente porque ele conta com diversas reservas de nióbio.

Falaremos mais sobre ele durante o texto. Vamos seguir para a lista de minérios mais explorados no Brasil. 

O ferro

Não há melhor exemplo aqui que o ferro. Ele é responsável por uma grande movimentação, principalmente para países que estão fora. Na produção ele se encontra na 2° posição. 

Mas, o que torna esse potencial ainda mais chamativo é a possibilidade de encontrar minerais em outros estados, onde ainda não existe uma exploração completa.

Os estados do Pará e Minas Gerais lideram a lista. Há também grande capacidade para a produção de ferro em outros estados, em jazidas ainda não exploradas, mas que podem render uma grande capacidade para o Brasil.

O ouro

Um dos minérios mais importantes do mundo é com certeza o ouro. Quando falamos em volume de produção, o Brasil está na 11° colocação com relação ao mundo. 

Apesar disso, há muita capacidade de desenvolvimento, principalmente porque existem jazidas em áreas pouco conhecidas.

A província de Carajás é uma delas. Além disso, em Tapajós e em alguns locais do Mato Grosso do Sul, é possível encontrar um desenvolvimento ótimo do material. Por esse motivo, há muito potencial que ainda não foi descoberto.

Com o preço do produto subindo muito, o ouro promete ser um dos principais minérios na extração brasileira. Até porque esse produto chama atenção de estrangeiros, tendo em vista seu grande valor.

Naturalmente, o Brasil ainda não consegue estabelecer bem seu domínio sobre certos materiais. A falta de investimento na área é um dos fatores que influenciam nisso.

Estanho

O ferro pode ser obtido a partir da hematita. No entanto, outro material de suma importância para a economia brasileira pode ser obtido a partir dela. 

Estamos falando do estanho, um produto que pode ser obtido a partir da Cassiterita e da Hematita. 

Ele é utilizado na indústria com o objetivo de proteger algumas ligas metálicas do efeito da corrosão, por exemplo. Em outras palavras, ele serve como proteção!

As reservas brasileiras encontradas na Amazônia são as mais importantes. É uma grande quantidade de material para ser explorada na região.

Nióbio

É necessário destacar esse material sempre que possível. Ele possui ótimas características físicas e químicas e a previsão é que a indústria da tecnologia irá utilizá-lo em peso no futuro.

Mais de 98% das reservas desse material estão no Brasil, sendo então um dos principais minérios mais explorados no Brasil. Apesar dele não ter um uso bem definido, por hora, com certeza é a chave para o desenvolvimento do país. Isso porque ele carrega uma grande esperança no desenvolvimento da indústria. 

Os outros países, como Canadá e Austrália, carregam apenas 1,11% e 0,46% do minério, respectivamente. 

Com certeza é um produto que pode colocar o país em um patamar estratégico enorme! Quanto mais ele se desenvolve, mais clara fica a necessidade de determinados países em encontrar a melhor solução para o obter.

Conclusão

De fato, há um grande potencial para o desenvolvimento da mineração no país, embora o número de minérios mais explorados no Brasil seja grande. Por ser uma atividade tão importante para o mundo, diversos países tentam encontrar novas jazidas de diversos materiais. 

Mas isso não é tão fácil e esse é um bem que acabará em certo momento. Por outro lado, novas opções estão surgindo, novos produtos podem ser utilizados para chegar ao resultado desejado em qualquer indústria. É apenas uma questão de tempo!

About EF News

A EF NEWS traz para você os melhores conteúdos da internet. Seja bem-vindo e desfrute de pautas especialmente separadas para você. Portal de conteúdos atualizado diariamente, acesse https://entrelacosdefamilias.com.br
View all posts by EF News →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezesseis + seis =