Passo a Passo para iniciar na construção civil

Passo a Passo para iniciar na construção civil

O empreendedorismo no setor da construção civil reúne vários ofícios, por isso trouxemos aqui o passo a passo para você iniciar na construção civil.

Criar uma empresa de construção ou estabelecer-se como artesão irá expô-lo a muitas restrições e exigirá que você dê vários passos para começar em boas condições.

Para ajudá-lo a ver com mais clareza, criamos esta série de guias que permitirão que você avance com serenidade na montagem do projeto.

Como iniciar na construção civil?

Abra uma construtora

Oferecer vários serviços no setor da construção é uma mais valia para o seu projeto, ao dominar mais competências será mais fácil conquistar canteiros de obras.

Sendo a concorrência acirrada no mercado, você precisará destacar a qualidade e confiabilidade de seus serviços e de sua equipe.

Observe também que os regulamentos no setor de construção são bastante restritivos e mudam com frequência.

Muitos elementos devem ser levados em consideração para tornar seu projeto antes de iniciar na construção civil.

Escolher um local adequado e um status legal também são etapas essenciais antes de começar.

 Elaboração do plano de financiamento

O plano de financiamento é um passo muito importante no seu projeto antes de iniciar na construção civil.

Permite-lhe planear todas as despesas necessárias à sua construção bem como as despesas acessórias como as taxas notariais, os diversos impostos, o seguro de danos das obras, as ligações dos contadores de água e eletricidade, os custos de manutenção do solo.

Para iniciar na construção civil, você deve ter uma boa compreensão do seu financiamento. Para isso, é necessário obter os empréstimos necessários, justificar seus recursos para que sua construtora possa auxiliá-lo na montagem.

A localização do terreno é essencial. Sua futura organização e seu conforto dependerão dessa escolha. Seu projeto de construção deve estar de acordo com o terreno e seu construtor o orientará nessa escolha.

Escolher o terreno certo é o primeiro passo para tornar seu projeto realidade.
Estude bem a sua localização, bem como todas as suas características:

– Orientação
– Exposição
– Vista
– Ambiente
– Vegetação
– Tamanho
– Declive
– Tipo de solo
– Acesso

Isso permitirá que você verifique se o terreno é adequado às suas expectativas e que você pode construir uma casa adaptada às suas necessidades.

Mais etapas antes da construção civil 

Para elaborar planos que correspondam às suas expectativas, às suas necessidades e ao seu orçamento, deve saber que tipo pretende.

Único andar? Tradicional? Contemporâneo? Moderno sustentável?

Os planos também terão que ser adaptados ao seu terreno e sua superfície, sua inclinação, sua orientação, está vendo só como existem muitos passos antes de iniciar na construção civil.


Para que seus planos se pareçam com você e também com o layout de sua casa, escolha o layout dos cômodos e sua superfície de acordo com suas preferências e seu estilo de vida. Isto é o que tornará sua casa pessoal e apropriada.

O desenvolvimento dos planos deve ser feito por profissionais, pois existem critérios e dispositivos técnicos a serem respeitados para a viabilização do seu projeto.
Não hesite em deixar o seu construtor saber o que você quer!

Apresentação da licença de construção

Para iniciar na construção civil, você deve absolutamente obter uma licença de construção da prefeitura da cidade. Isso é para verificar se o seu projeto está em conformidade com a legislação e os regulamentos em termos de planejamento urbano.

Você ou seu representante (sua construtora, por exemplo) terá que apresentar o pedido à prefeitura. 

Constituição e obtenção do empréstimo bancário

Para financiar seu projeto de construção, você certamente terá que complementar sua contribuição pessoal com um empréstimo bancário. Você pode usar um corretor que o ajudará a comparar os custos de diferentes empréstimos, abordando vários bancos. 

Então, depois de ter selecionado a melhor proposta de financiamento, você terá que montar o arquivo de financiamento, fornecendo ao banco os elementos para a subscrição do seu empréstimo: renda, capacidade de poupança, estabilidade profissional, etc.

Não seja muito impaciente, pois para uma construção de qualidade, a casa precisa se estabilizar durante as diferentes etapas do andamento. O mau tempo também pode retardar o iniciar na construção civil e isso está além do controle do construtor. 

Caso pretenda trabalho adicional, será estabelecido um aditamento e este poderá também prolongar o tempo de construção.

Se você tiver alguma dúvida durante as obras, não hesite em entrar em contato diretamente com seu consultor de habitação ou seu gerente de obras.

No dia da aceitação, você verifica com seu gerente de obras se todos os acabamentos e obras listados na pré-aceitação foram realizados. 

O seu consultor de habitação também está presente. Você assinará um relatório de entrega.

É a partir da entrega das chaves que começam as garantias de danos, dez anos e perfeito acabamento.


O seu construtor dá-lhe vários documentos, como instruções de utilização e manutenção da sua casa, dos seus equipamentos e informações sobre o serviço pós-venda. 

Ele irá acompanhá-lo nos últimos procedimentos administrativos para fechar o site. Já pode mudar para a sua nova casa!

About EF News

A EF NEWS traz para você os melhores conteúdos da internet. Seja bem-vindo e desfrute de pautas especialmente separadas para você. Portal de conteúdos atualizado diariamente, acesse https://entrelacosdefamilias.com.br
View all posts by EF News →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

17 − dois =