Quais os processos da construção civil

A construção civil já representa um dos setores mais importantes do Brasil. Por ser uma área com grande potencial de desenvolvimento, ela também apresenta oportunidades para diferentes profissionais, tendo em vista que durante o processo de construção são efetuados diversos outros processos da construção civil.

Não é tão complicado reconhecer os processos da construção civil, tendo em vista que acontecem em qualquer obra, certamente existe uma construção próxima da sua casa ou do seu trabalho. 

É necessário planejar para conseguir identificar eles com mais detalhes, porém, se você trabalha ou deseja atuar na área, é muito fácil saber as etapas da construção.

Dito isso, é importante lembrar que em determinados casos os processos podem acontecer simultaneamente. 

Isso porque há determinadas ações que precisam de um ou mais processos para serem concluídas. 

Aqui falaremos um pouco mais sobre a natureza dos processos da construção civil e como eles podem ser executados da melhor maneira possível.

Acompanhe os processos da construção civil

Cada projeto pode demorar determinada quantidade de tempo para ser concluído. Isso depende da técnica que será utilizada. 

Além disso, alguns podem necessitar da presença de profissionais importantes, como o engenheiro e o arquiteto. Dito isso, a obra se torna mais complexa e demora mais tempo para ser concluída.

A presença desses profissionais acontece quando tratamos da construção civil. Isso porque essas obras devem ser feitas com muito comprometimento, visto que impactam diretamente na vida de algumas pessoas.

Seja na construção de uma praça, prédio, biblioteca ou qualquer outro local, manter a segurança é fundamental. 

Quando o projeto começa, é importante que exista um planejamento com relação a tudo. Essa é a primeira etapa da construção civil e vamos falar sobre ela agora mesmo.

Planejando para começar

Na verdade, toda obra precisa de um bom planejamento. Muitas das etapas para construir qualquer obra é pautada na interação entre muitos profissionais. 

Na parte de planejamento, além de otimizar os processos da construção civil, é fundamental ter um certo cuidado com a viabilidade econômica. Geralmente é realizado um orçamento com os detalhes. 

Também permite que a construtora tenha uma visão maior de seus funcionários. A programação da obra também é muito importante para manter as atividades em pleno funcionamento. Em determinados casos, um bom planejamento pode salvar uma obra por completo.

Isso fica claro quando pensamos nos imprevistos que podem surgir. Nesse caso, sabendo da viabilidade de tal acontecimento, é muito mais fácil lidar com suas consequências, em certos casos, até evitar!

Após isso, se começa a elaborar os projetos da obra

Elaboração de projetos

Depois de fazer todo o planejamento e verificar a viabilidade econômica da obra, é fundamental realizar a elaboração do projeto. Essa é feita por profissionais de diferentes áreas e por isso o processo de divisão existe.

Veja agora cada um deles!

Projeto arquitetônico

Nesse momento há toda a projeção do espaço. Em suma, é hora de apresentar o conceito do projeto, tirar da mente e colocar no papel. 

Todo projeto precisa atender o público e por isso há uma necessidade de estudar diversos pontos importantes com relação à construção.

Isso pode variar de acordo com o clima, a cultura, o orçamento para construção. Ele se realiza a partir de algumas pequenas etapas, que são:

  • O levantamento de dados;
  • O estudo preliminar da região;
  • O anteprojeto;
  • O projeto legal;
  • O projeto executivo.

Depois dessa última etapa é possível ter uma noção completa do que será alcançado na obra.

Estrutural

O lado estrutural é muito importante! Quem trabalha com esse tipo de projeto deve ter em mente os principais pontos para a fundação de qualquer construção. Elas devem sustentar a edificação, por isso é fundamental a qualificação.

Esse é um processo que deve ser realizado logo após a análise arquitetônica e o estudo do solo. 

Na verdade, tentar realizar algo do gênero antes de fazer os processos da construção civil, pode causar sérios danos a construção.

E quando falamos em danos não falamos de desmoronamentos, mas de uma rápida deterioração, por exemplo.

Hidráulico

Como dito, diversos profissionais atuam na área. Nesse caso, o projeto hidráulico não precisa de um encanador, mas a execução sim! 

Em todo caso, a criação do projeto hidráulico tenta mostrar o diâmetro correto das tubulações, assim como as normas que devem ser aplicadas.

Isso, é claro, permite uma grande economia de tempo e dinheiro. Também evita erros na hora de montar e ajuda no caso de imprevistos. É um projeto feito detalhadamente, por alguém qualificado.

Elétrico

A parte elétrica também não está de fora. O projeto elétrico é realizado para conseguir identificar a quantidade de instalações que são necessárias na obra.

Além disso, deve indicar os comandos, os pontos de utilização da energia elétrica e o trajeto dos condutores.

Não é apenas uma forma de gerar boa capacidade elétrica para a construção, também é fundamental para evitar acidentes. 

A instalação elétrica de qualquer local deve ser segura e confiável, por esse motivo criar um projeto para tratar apenas dela é o suficiente!

Agora você já sabe quais são os principais processos da construção civil, seja qual for sua intenção tudo será mais fácil a partir do conhecimento, espero que essas informações tenham sido úteis, até a próxima!

About EF News

A EF NEWS traz para você os melhores conteúdos da internet. Seja bem-vindo e desfrute de pautas especialmente separadas para você. Portal de conteúdos atualizado diariamente, acesse https://entrelacosdefamilias.com.br
View all posts by EF News →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

10 + oito =