Black hat: Saiba o que é essa estratégia e os cuidados com seu site.

Todo mundo deseja ser visto e ouvido na web, tanto o usuário comum, quanto o empreendedor. Mas essa necessidade não pode ser alcançada por meios desonestos, como o Black Hat SEO.

Perceba que as marcas no topo das pesquisas chegam lá por mérito e habilidade próprias. Há todo um conjunto de técnicas, estratégias e boas práticas para isso.

Infelizmente, existem pessoas que preferem apostar em caminhos pouco recomendáveis para se igualar. É aí que o mercado digital mostra a sua face mais problemática.

Leia este texto para compreender:

  • O que é Black Hat SEO;
  • Diferenças entre Black Hat, White Hat e Grey Hat SEO;
  • Principais práticas Blackhat;
  • Quais são as punições do Google.

Por fim, também traremos metodologias de ação realmente benéficas e honestas para você.

O que é Black Hat SEO?

SEO é um acrônimo que só inspira boas reações: afinal de contas, ele é o “segredo” por trás da visibilidade de ozonioterapia capilar preço e muitos outros negócios na web.

No entanto, devido à alta competitividade de todo dia, usuários começaram a apostar em práticas questionáveis para tentar “burlar” os algoritmos.

O Black Hat SEO é, em essência, uma forma de trapacear. Um site pode se alçar às primeiras posições do Google sem realmente investir tempo e dinheiro nisso.

Imagine que você otimizou sua loja de freezer pequeno preço de tal forma que ele alcançou um ótimo rankeamento organicamente.

E então, um belo dia, outro site te leva de volta para a segunda página utilizando práticas desonestas. O Black Hat funciona assim.

Diferenças entre Black Hat, White Hat e Grey Hat SEO

Além dele, existem mais duas categorias que designam o comportamento de sites, e-commerces e portais no que envolve SEO.

Trazemos a definição de White Hat SEO e Grey Hat SEO logo abaixo, confira!

White Hat SEO

O nome “Blackhat” faz referência aos vilões dos antigos faroestes, que via de regra vestem chapéus pretos.

Seguindo a mesma lógica, o White Hat corresponde ao curso design gráfico online que age conforme os mecanismos de busca esperam: valoriza a experiência do usuário investindo em navegabilidade, conteúdo qualificado e mais.

Esse é o comportamento ideal para realmente se beneficiar da lógica dos algoritmos do Google, Yahoo e derivados.

Grey Hat SEO

Continuando com as metáforas visuais, Grey Hat SEO diz respeito àquele site cuja otimização não pode ser considerada nem ruim nem boa.

Ou seja, lança mão de algumas estratégias boas e eficazes, mas também tem incursões por práticas questionáveis. Enviar e-mail marketing sem autorização é um bom exemplo – e até mesmo as estratégias de Black Hat que explicaremos a seguir.

Quais são as práticas de Blackhat?

A política de rankeamento do Google costuma mudar com frequência. Por essa e outras razões, o Blackhat também está constantemente assumindo novas formas.

Preparamos uma lista com os exemplos mais recorrentes.

Keyword stuffing

Uma das técnicas mais usadas para manipular o Google é a estratégia de incluir uma palavra-chave o maior número de vezes possível.

O objetivo: aumentar a densidade de palavras-chave da página sobre aquecedor a gás instalado preço e demonstrar relevância para os mecanismos de busca. 

Isso inclui o conteúdo em si, título, meta descrição do conteúdo e até mesmo texto alternativo para imagens.

A equipe do Google percebeu que muitos sites abusam do uso de palavras-chave em suas páginas com o único objetivo de ranquear mais alto.

Mas a verdade é que o número de vezes que uma palavra-chave aparece no texto não garante relevância! 

Links pagos

Basicamente, o objetivo é pagar um site para criar um link para você. Não se trata apenas de dinheiro, mas também, de um desconto de produto, por exemplo.

De todas as técnicas, esta é a mais difícil para o algoritmo do Google detectar porque ele não consegue descobrir se você conversou com seu amigo em um café e pagou para que ele criasse um link para seu site.

Conteúdo duplicado

Outra técnica infelizmente bastante adotada é plagiar e duplicar material alheio. Não há um consenso sobre qual a penalização que o Google aplica nesses casos – mas é sabido que, diante de conteúdos idênticos, o que foi publicado primeiro é privilegiado.

Nem é preciso dizer por que produzir conteúdo exclusivamente original é essencial para obter rankeamento e relevância consistentes.

Logo, não deve ser uma surpresa saber que copiar outros portais consagrados de Manutenção industrial não é nada recomendável.

Cloaking

É uma técnica pela qual o programador define a exibição de uma página de uma forma para os bots de busca (que são responsáveis ​​por ler e indexar a página por meio de ferramentas) e de outra forma para os usuários.

A página que é mostrada aos algoritmos é feita apenas para ser colocada classificada e utiliza todas as técnicas possíveis para fazê-lo sem se preocupar com usabilidade.

A página mostrada ao usuário é completamente diferente, geralmente sem sentido e de baixa qualidade.

Linkfarm

Literalmente “fazenda de links”, essa prática consiste em um pequeno grupo de sites que citam uns aos outros.

Nos tempos em que bastava ter um bom pagerank para estar no topo, até faria sentido. Mas, hoje em dia, não surte o efeito esperado.

Isso porque, em geral, os conteúdos dessas páginas não possuem diferenciais como preocupação com a legibilidade e layouts amigáveis, entre outros pontos tão caros ao SEO.

Como o Google pune Blackhat?

Nós já deixamos claro que os algoritmos penalizam qualquer site que use Blackhat. Resta entender exatamente como eles fazem isso.

Confira os tópicos abaixo e entenda, de uma vez por todas, porque o serviço de impressão de livros sob demanda não se beneficiará de nenhuma prática desonesta.

Perda de posições

Assim que o Black Hat é identificado, a primeira ação tomada é o rebaixamento do site. E não é algo pontual: estamos falando de 30 a 950 posições.

O golpe é grande! Mesmo que houvesse algo a ganhar com o Blackhat, os resultados não são duradouros.

Em vez de ficar no topo por um longo tempo, reunindo cliques e vendas, o site essencialmente volta para a estaca zero.

Redução de tráfego orgânico

A primeira consequência prática da perda de posicionamento é a diminuição expressiva do tráfego orgânico.

Vale muito mais a pena apostar em estratégias que incentivem usuários a visitarem a clínica de cirurgia de catarata preço de forma espontânea.

Por isso, não dá para se dar ao luxo de correr esse risco, não é mesmo?

Remoção do link

Em caso de recorrência de Black Hat, o buscador pode chegar ao ponto de retirar o link dos resultados de pesquisa.

Na prática isso significa praticamente a impossibilidade de seguir atuando no marketing digital. Afinal, não estar presente no Google é não alcançar milhares de pessoas diariamente.

Danos à imagem

Para além das consequências práticas, há ainda a possibilidade de ter que lidar com a perda de confiança por parte do público.

A internet é uma grande janela para várias marcas, produtos e serviços. As pessoas levam a sério o que encontram lá.

Se elas se deparam com um link nocivo postado em blogs que costumavam acompanhar, pode apostar que a relação vai mudar.

Por isso, pense bem: vale mesmo a pena interferir nas boas práticas de SEO e se expor a tantos riscos?

SEO de verdade: melhores estratégias para ter visibilidade na web

Sempre vale mais a pena aplicar metodologias que realmente trazem resultados – e, acima de tudo, fazem isso de forma honesta e duradoura.

Confira as melhores formas de adotar o SEO no seu planejamento de conteúdo e comunicação a seguir!

Produza material de impacto

O processo de conversão não começa e termina no primeiro clique que alguém dá: na verdade, há muito mais além disso.

O material que você veicula semanalmente tem que exercer influência no leitor. Em outras palavras, o que ele consome tem que ter diferença prática na vida dele.

Conteúdo de impacto é isso: informações que realmente ensinam algo novo, mostram novas possibilidades, resolvem problemas.

Use palavras-chaves de forma orgânica

Imagine que você está tentando ranquear usando a combinação “aparelho de endoscopia”. Essas palavras tem que aparecer no texto um bom número de vezes.

Mas isso não significa incluí-las em qualquer ocasião, sem contexto algum. O texto precisa ser fácil de ler. Para isso, inclua-as de maneira orgânica.

O que quer dizer “orgânico”? De forma natural, que faça sentido dentro daquilo que você quer comunicar.

Pense em títulos atrativos

Aqui também cabem técnicas de copywriting para chamar a atenção de quem explora o Google diariamente.

São muitos resultados para conferir – e é claro que ninguém faz isso. Na realidade, a grande maioria das pessoas não passa da segunda página.

Com um título impactante, fora do óbvio e realmente interessante, você sai na frente da concorrência!

Use e abuse dos CTAs

Também referidos como chamados à ação, trata-se de frases curtas cujo objetivo principal é incentivar o visitante a tomar uma atitude.

No caso específico, essa ação tem que ser clicada no link. Pense nisso na hora de redigir a meta descrita!

Pronto: agora você não precisa apelar para o Blackhat a fim de obter visibilidade e sucesso na web.Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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