10 dicas para gerar leads com redes sociais

A partir das estratégias de marketing digital, as empresas podem gerar leads com redes sociais, inbound marketing e outras ferramentas online muito úteis. 

Acontece que, para chegar até o caixa para pagamento, os leads, ou seja, os clientes em potencial, precisam passar por diferentes etapas do funil de vendas. 

O objetivo principal é mover as pessoas de um estágio desse funil para outro, a falha em fazer isso afetará negativamente as vendas e, consequentemente, a receita. 

A geração de leads com redes sociais pode ser usada para trazer consultas em vários estágios do funil de vendas, de piso de concreto polido a carros e imóveis.

Existem muitas versões diferentes do funil de vendas que podem ser utilizadas como modelo e, geralmente, elas podem ser personalizadas para se adequar a um tipo de negócio específico e à jornada do cliente. 

No entanto, de uma maneira geral, todos eles incluem 4 estágios:

  • Conhecimento;
  • Interesse;
  • Consideração;
  • Vendas.

Investir tempo e dinheiro na geração de leads com redes sociais pode introduzir mais clientes em potencial no funil de vendas que, além de gerar leads bem qualificados, pode acelerar o processo de passagem pelos diferentes estágios.

Melhorar o reconhecimento da marca

Durante os estágios iniciais do funil, os leads têm a oportunidade de aprender mais sobre a empresa e os produtos ou serviços que são oferecidos. 

É importante acertar o tom da abordagem, seja um e-commerce ou um balcão físico, porque a pessoa responsável por isso se torna o rosto ou a voz da empresa. 

Também é importante lembrar que as primeiras impressões ficam para sempre. 

Basicamente, a geração de leads pode ocorrer das mais diferentes formas, como:

  • Blogs;
  • Networking;
  • Telemarketing;
  • Vídeos;
  • Webinars.

Todos esses formatos ajudam a aumentar o reconhecimento da marca que realiza cursos de gestão empresarial, por exemplo, assim como entender melhor os clientes e produzir a geração de leads com redes sociais. 

Uma empresa pode se envolver em conversas para entender melhor o mercado e aprofundar ainda mais o reconhecimento e potencial do negócio, descobrindo possíveis pontos problemáticos que a equipe de vendas pode abordar mais adiante no funil. 

Inclusive, mesmo que a empresa não obtenha um resultado imediato com os primeiros processos para geração de leads, é importante pensar na estratégia com potencial de médio prazo.

Afinal, mesmo no primeiro momento, ela aumenta o reconhecimento da marca, o que reflete no tráfego para o site e, posteriormente, leva a um aumento nas consultas futuras.

Como funciona a geração de leads nas redes sociais?

Entre outras plataformas, Youtube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter utilizam anúncios de leads. 

São anúncios nativos altamente personalizáveis ​​que permitem aos usuários preencher as informações em um formulário sem sair da plataforma, para saber mais sobre curso nr 10, por exemplo. 

Uma vantagem substancial desse formato de anúncio é a redução na desistência que se pode experimentar de usuários que saem da plataforma.

Contudo, o principal benefício da geração de leads com redes sociais está no formato do anúncio, assim como no próprio objetivo da campanha. Ou seja, a capacidade da ferramenta e dos profissionais de identificarem os usuários dentro do público-alvo com maior probabilidade de interagir e se cadastrar, compartilhando dados de contato.

Isso é alcançado com uso de um algoritmo baseado em dados que aprende sobre o público a partir do comportamento no local e dentro da plataforma.

Com isso em mente, vale seguir 10 dicas para implementar a geração de leads com redes sociais na prática em uma campanha de marketing digital.

  1. Identifique o público-alvo

Segmentar usuários que conhecem uma marca antes de receber um anúncio de cadastro provavelmente se torna mais eficaz. 

É preciso ser estratégico e utilizar a geração de leads com redes sociais em canais e nichos em que ela possa ser melhor posicionada no próprio funil de consumo, obtendo uma melhor resposta.

  1. Evite complicações

Dentro das possibilidades, o uso de menos campos de formulário ajuda a reduzir a desistência de usuários. 

O ideal é se concentrar em dados essenciais, retendo informações de qualidade que a empresa precisa de forma imediata, como nome, e-mail e telefone, sem perder clientes em potencial devido a um formulário muito complicado.

  1. Empregue testes

Não existe uma solução única para todos. Para algumas empresas, um formulário simples de nome e número é suficiente para gerar leads com redes sociais de alta qualidade, mas para outras a facilidade de envio do formulário pode reduzir a qualidade. 

A otimização de formulários é tão importante quanto otimizar as campanhas gerais. O melhor é fazer testes de opções e escolher aquela que oferece o maior ROI (Return Over Investiment), isto é, o retorno sobre investimento.

  1. Preenchimento automático

É sabido que os anunciantes de filtro osmose reversa, ou qualquer outro produto, têm um tempo cada vez mais limitado para envolver os clientes.

Para facilitar o processo de envio de leads, a empresa pode extrair os detalhes de um usuário dos perfis online e preencher previamente o formulário. 

Assim, reduzir o tempo do usuário e evitar erros de digitação ou informações incorretas facilita para todos os envolvidos.

  1. Deixe as intenções claras

O cartão de contexto e a tela de agradecimento personalizável fornecem um meio de informar clientes em potencial sobre os serviços ou produtos que uma marca fornece, e como compartilhar as informações leva a benefícios.

Nesse caso, é importante que a empresa de serviço de acompanhamento hospitalar se certifique de também fornecer contexto dentro do anúncio apresentado.

  1. Criatividade sempre necessária

A baixa condução de leads com redes sociais pode estar relacionada à taxa de cliques. 

Mesmo com landing pages e formulários eficientes, sem criatividade e clareza na apresentação da proposta, dificilmente consegue-se atrair o interesse do público em preencher as informações para evoluir na jornada de compra.

Nesse ponto, o melhor é colocar a criatividade em prática, para que os usuários se envolvam com o formulário, obtendo um melhor resultado.

  1. Ferramenta de aquisição

A geração de leads com redes sociais pode ir além da captação de dados dos usuários. 

Uma empresa pode oferecer treinamento sobre enfermagem home care, ou workshops para melhoria profissional de usuários. Mas pode ir além. 

Uma empresa pode perguntar aos clientes quais sessões eles pretendem participar, com perguntas personalizadas e respostas de múltipla escolha.

Os formulários podem ser aplicados como uma ferramenta de feedback, entendendo o que gostam nos treinamentos oferecidos, qual a classificação em uma escala de 0 a 10, e se podem indicar para amigos e familiares.

  1. Aproveite ao máximo dados de leads

Depois de adquirir um número suficiente de leads, a empresa pode criar públicos semelhantes baseados em dados, ou usar formulários para alimentar a segmentação em potencial e encontrar usuários mais semelhantes à base de clientes existentes.

Por exemplo, se uma empresa de cuidador de idosos Manaus conta com uma lista de clientes de 500 pessoas que reservaram uma amostra de como funciona o serviço, ela pode usar esses dados para encontrar pessoas semelhantes na plataforma.

Isso é baseado nos dados demográficos, interesses e comportamento online. 

  1. Pense de forma abrangente

Quanto vale um lead para uma empresa? Qual é a taxa de conversão? Todos esses fatores devem ser levados em consideração ao definir uma meta de custo por lead. 

Toda empresa precisa ser realista com os objetivos e a plataforma para geração de leads com redes sociais também será responsiva.

  1. Paciência é importante

Reservar um tempo para que o algoritmo aprenda sobre o público antes de fazer alterações em um formulário de lead faz parte de um planejamento estratégico adequado. 

Ao executar uma campanha de geração de leads com redes sociais para uma empresa que presta serviço de cuidadora de idosos, pode haver variações de retorno, dentro de períodos distintos.

Desse modo, análises constantes e um acompanhamento cuidadoso se mostram fundamentais.

De qualquer maneira, é preciso entender como uma fase de aprendizado adequada ocorre antes de tomar decisões. 

Outra questão é se concentrar em testes sem muitas variáveis ​​de uma só vez, de modo a entender realmente o que precisa ser ajustado, não correndo o risco de diluir as descobertas.

Conclusão

A internet continua a gerar grandes disrupções de marketing e vendas, mesmo quando se trata de geração de leads com redes sociais. Além disso, ainda enfrenta uma concorrência muito intensa. 

Esses são os desafios que executivos e profissionais de marketing devem superar para impulsionar o crescimento das vendas.

Desenvolver funis de marketing digital eficazes para gerar leads e processos de vendas é cada vez mais importante, e continuará a impulsionar o crescimento das empresas no futuro. 

Fechar a venda não é o primeiro passo no relacionamento com o cliente.

O valor real no funil digital vem do valor vitalício de um cliente que é fiel à marca e uma fonte de referência importante a longo prazo.

Como empreendedor, é preciso se esforçar para manter os clientes leais.Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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