Entenda quais foram as mudanças que tiveram no algoritmo do Google

A atualização do algoritmo Google para pesquisa ocorre diversas vezes todos os anos, para que assim possa fornecer resultados confiáveis e mais relevantes, além de melhorar a experiência dos usuários. 

Toda empresa que desenvolve um plano de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, otimização do motor de busca para as plataformas de pesquisa, precisa entender as mudanças e atualizações mais recentes do algoritmo do Google, mantendo uma estratégia atualizada e efetiva.

Como já se sabe, é preciso acompanhar e ter atenção às atualizações do Google, principalmente mudanças maiores, pois pode afetar o ranqueamento das páginas, de acordo com o foco das alterações implementadas pelo algoritmo.

Por esse motivo, é preciso ter uma base sólida de SEO, bem como manter as otimizações do site para que, mesmo com as atualizações, ele não tenha seu posicionamento tão impactado.

Preparar um site de auditoria fiscal e tributária, por exemplo, para as atualizações do algoritmo Google, é essencial em qualquer estratégia de SEO, para que então, quando as novidades chegarem, se saiba o que enfrentar, e como responder à altura.

O que são algoritmos do Google?

Os algoritmos que o Google usa são complexos, projetados para coletar dados de índice de pesquisa de modo a fornecer os melhores resultados para a experiência do usuário. 

O Google usa vários fatores de classificação ao posicionar e exibir as páginas da internet, com base na relevância, qualidade e adequação à pesquisa do usuário, distribuindo-as nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa ou SERPs (Search Engine Result Page). 

Ainda nos primórdios da plataforma, as atualizações do algoritmo Google eram poucas. No entanto, com todo o crescimento ao longo dos anos, as mudanças passaram a ocorrer com mais frequência e mais critérios são adicionados nas análises de ranqueamento, de modo a destacar sites realmente valiosos para os usuários.

Atualizações principais x atualizações secundárias

Juntamente com as atualizações principais, o Google também realiza pequenas atualizações nos algoritmos de classificação. 

Essas pequenas atualizações consistem em alterações que visam a qualidade e a relevância dos resultados da pesquisa sobre uma busca de uma empresa de gestão de condomínios, por exemplo. Como resultado, afetam menos páginas da internet. 

Mesmo que uma atualização principal possa afetar entre 5 e 10% de todas as pesquisas, atualizações menores estão mais próximas de 1%.

Além disso, as atualizações menores são muito mais comuns do que as principais, ocorrendo em espaços mais curtos, em comparação com os poucos meses das atualizações principais. 

Como as atualizações do Google Core afetam o SEO? 

As atualizações principais podem ter um impacto significativo no SEO, pois afetam o algoritmo de classificação e a posição das páginas nas SERPs visto que critérios substanciais são aplicados.

Portanto, quando uma administradora de condomínios residenciais investe tempo e energia na otimização do site para o Google, uma atualização principal deve ser devidamente acompanhada para manter a relevância e competitividade nos resultados, dando continuidade a otimização.

As atualizações principais também podem impor novas penalidades ao site que descumprir as normas ou tentarem burlar as diretrizes, podendo abolir as classificações de pesquisa. 

As atualizações principais também podem afetar mais do que apenas as classificações, reestruturando as páginas de resultados para modificar listagens alternativas, como trechos em destaque ou painéis do mapa de conhecimento.

Frequência da atualização do algoritmo Google

Especialistas em marketing digital estimam que o Google atualize o algoritmo de 500 a 600 vezes por ano. 

A maioria das alterações não afetará drasticamente as classificações da maioria dos sites, mas as principais atualizações, como MUM, BERT e Passage Ranking, afetam significativamente os pesquisadores de palavras-chave e o desempenho do site. 

Ao desenvolver um plano de SEO, é preciso prestar atenção às atualizações de algoritmos maiores e aos recursos de classificação que eles segmentam e refinam como, por exemplo, dividindo os mais diversos escritórios de arquitetura em determinada localidade.

As atualizações de algoritmo mais impactantes nos últimos anos  foram:

  • BERTO;
  • Core Web Vitals;
  • Hummingbird;
  • Indexação Mobile-First;
  • Panda 4.0;
  • Pinguim;
  • Pirata 2.0;
  • Rank Brain.

Eles tiveram um impacto tão extenso que transformaram fundamentalmente a maneira como o SEO era feito. 

Por que o Google realiza tantas atualizações?

O Google tem um único propósito quando se trata de resultados de pesquisa, ou seja, quer fornecer aos usuários da internet as informações mais úteis e relevantes. 

Por isso, pesquisa constantemente o que as pessoas querem encontrar quando fazem uma busca online sobre projeto arquitetônico 3D disponível, o que eleva a relevância para os usuários.  

Como usuário da internet, qualquer pessoa pode pensar que as pesquisas do Google já atingem o objetivo, mas o mecanismo de pesquisa está constantemente procurando maneiras de melhorar o desempenho. 

Assim como alguém realiza testes periódicos no site para identificar os elementos que geram mais engajamento, o Google também otimiza os processos periodicamente. 

Caso uma empresa encontre dificuldade em desvendar o mistério do que o Google quer, deve-se contratar um profissional especializado de uma  agência de marketing digital para ajudar em diferentes situações. 

Dessa maneira, fica melhor determinar como se pode convencer a plataforma de que o site corporativo, comercial ou empresarial fornece informações úteis e relevantes aos usuários e porque deve estar entre as principais sugestões de mecanismos de pesquisa. 

Ao ter conhecimento básico de SEO ou contar com uma equipe especializada, consegue-se identificar quais ações realizar e como as atualizações impactam o negócio, já promovendo um plano para adequação.

Afinal, as atualizações do Google mencionadas podem provocar um impacto significativo, principalmente ao identificarem inadequações e problemas como:

  • Conteúdo de baixa qualidade;
  • Falta de versão mobile;
  • Links com spam;
  • Baixa velocidade de página.

Assim, aqueles que desejam investir ativamente em SEO precisam estar atentos a essas mudanças. Afinal, por mais que sejam menos impactados conforme a atualização (visto que tem esses aspectos principais adequados), ainda podem sofrer com uma leve redução de visibilidade, posicionamento e tráfego, precisando atuar na otimização rapidamente.

Empresas menores sofrem com desempenho de SEO

A principal preocupação de uma empresa em início de atividade deve ser acompanhar a evolução do Google, conforme o mecanismo de busca se torna mais inteligente a cada dia, e que pode determinar rapidamente se um site fornece conteúdo relevante e valioso ou não. 

Como ele faz isso? Pode-se pensar que a pesquisa via Google é uma máquina totalmente autônoma, mas a verdade é que ela usa Avaliadores de Qualidade de Pesquisa humanos que avaliam a qualidade dos resultados da pesquisa de acordo com fatores como:

  • Fonte de informação;
  • Hacks positivos e negativos;
  • Qualidade e uso do conteúdo;
  • Relevância da informação.

Mesmo que não sejam utilizados os resultados dos avaliadores de qualidade de pesquisa diretamente no algoritmo Google, a plataforma se baseia neles para desenvolver diretrizes sobre o desempenho dos sites. 

O que fazer após atualização do algoritmo Google?

Sendo assim, o que uma empresa que produz vending machines deve fazer depois que o Google anunciar que concluiu outra atualização? 

A melhor maneira de lidar com os efeitos é antecipar quando as atualizações estão chegando para preparar o site para as mudanças que estão por vir. 

Além disso, acompanhar a evolução dos rankings por algumas semanas antes e depois da atualização do algoritmo Google é importante, pois fornece conhecimento completo sobre o impacto. 

Descoberta sobre impacto do algoritmo Google

Uma empresa pode usar várias ferramentas para medir como um algoritmo afeta o desempenho de SEO do site. 

No entanto, se não tiver conhecimento ou tempo, contratar uma agência ou profissional especializado é uma solução melhor, porque estes sabem exatamente qual ferramenta usar e quais fatores verificar ao monitorar o desempenho do site. 

Especialistas em SEO usam software como Conductor, Ahrefs ou Google Search Console para rastrear classificações de palavras-chave envoltas em segmentos, como contabilista empresas voltadas para o setor da contabilidade e criar gráficos.

Assim, como os impactos e atualizações podem ser acompanhados durante algumas semanas após os anúncios, visto a adequação de posicionamento, é possível identificar com mais assertividade quedas e picos na visibilidade durante o período, bem como os aspectos que podem demandar ajustes ou apenas aguardar a estabilização da plataforma.

Assim, quando a atualização estiver concluída, afinal também demanda certo tempo para atualização completa e maturação, é possível trabalhar para aumentar as classificações de palavras-chave de forma qualificada e direcionada.

O que especialistas pensam sobre algoritmo Google?

De modo geral o Google não divulga todos os parâmetros utilizados para o ranqueamento e leitura dos algoritmos. 

Apesar disso, a gigante da comunicação comunica os principais fatores de classificação nos quais a atualização atual se concentra e qual a importância de tê-los. Assim fornece recomendações gerais para os profissionais de marketing no blog Search Central de modo que possam atuar na melhoria.

Identificação de fatores de classificação afetados

É um desafio isolar os fatores que causaram um pico ou queda nos rankings, e o SEO orientado a dados exige a verificação de dados extensivos antes de tomar decisões de marketing. 

O Google tem cerca de 200 fatores de classificação para promover sites, então muitos deles podem ter desencadeado o declínio da classificação de qualquer site. 

Os especialistas em marketing dividem os fatores de classificação em algumas áreas principais:

  • Autoridade;
  • Conteúdo;
  • Experiência na página;
  • Fatores específicos do setor;
  • Técnicas.

As  atualizações mais recentes do algoritmo do Google se concentraram em ajudar os rastreadores de mecanismos de pesquisa a avaliar e identificar uma melhor qualidade de conteúdo quando se busca algo específico, como consultoria tributária na pandemia. 

Portanto, se foi notado que a classificação caiu após a atualização mais recente, o conteúdo na página deve ser o primeiro item a verificar.

Conclusão

Com mais de 1,2 trilhão de pesquisas ocorrendo todos os anos, não é surpresa a atualização do algoritmo Google ocorrer com tanta frequência. 

Ficar por dentro dessas mudanças é essencial para manter uma posição alta no ranking.

Trabalhar com uma agência de marketing digital que fique a par das mudanças de SEO e das atualizações do Google garante que um site e-commerce, corporativo ou empresarial se mantenha com um bom desempenho, sem que seja preciso fazer um trabalho árduo.Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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