Vendas parceladas no e-commerce: quais as vantagens e como melhorar seus resultados

Segundo dados do Oberlo, 7 a cada 10 brasileiros optam pelo cartão de crédito na hora de fazer suas compras online. Existe uma razão para isso e são justamente a opção de vendas parceladas que os e-commerces oferecem.

De acordo com um levantamento feito pelo SPC Brasil, cerca de 79% dos consumidores brasileiros optam por vendas parceladas ao fazer uma compra. Tudo isso mostra como esse tipo de pagamento é popular. Então continue lendo e veja quais são as vantagens dessa forma de pagamento para o seu e-commerce e como vender mais com ele.

Quais as vantagens de fazer vendas parceladas no e-commerce?

Se os dados não foram o suficiente para te convencer da relevância das compras parceladas, separamos algumas vantagens e benefícios diretos de quem escolhe oferecer essa opção aos seus consumidores.

Aumentar o ticket médio

Oferecer a possibilidade de parcelamento no seu e-commerce tem um grande potencial para aumentar o valor do ticket médio dos clientes por meio, por exemplo, de ações de cross sell e up sell. Esse efeito pode ser mais efetivo em lojas que trabalham com produtos de maior valor.

A partir do momento em que a opção parcelada é colocada à disposição, seu cliente pode comprar um produto mais caro que ele normalmente não compraria se tivesse que pagar de uma vez só.

Elevar a taxa de conversão do e-commerce

É muito comum que alguns visitantes de seu site naveguem por vários produtos, eventualmente acrescentem algo no carrinho, mas desistam de concluir a compra quando não existe a possibilidade de comprar de forma parcelada.

Por isso, oferecer o pagamento parcelado irá diminuir a incidência de carrinhos abandonados e mais vendas não concluídas, o que, consequentemente, irá gerar um aumento na taxa de conversão do seu e-commerce.

Ter uma previsibilidade maior de receita

Quando você fecha uma venda parcelada em 12 meses, por exemplo, você tem a certeza que aquele valor será depositado na sua conta durante todos esses períodos. Isso acontece porque as operadoras de cartão arcam com toda a compra.

Por isso, se você fizer 10 vendas de produtos que custam R$500 cada, todos divididos em 10 meses, você sabe que pode contar com R$50 da parcela de cada venda todo mês durante o período de 10 meses.

Redução das taxas de inadimplência

Uma consequência disso é a redução da inadimplência, diferente da maioria dos pagamentos via boleto bancário, em que não há garantia de pagamento, as compras no cartão tem o recebimento garantido, ainda que demore um pouco mais para você receber o repasse.

Ao oferecer a opção de parcelamento, você terá uma venda garantida e um pagamento recorrente que pode contar todos os meses durante o período do parcelamento.

4 estratégias para ter resultados melhor em vendas parceladas

Agora que ficou claro quais as vantagens de oferecer o parcelamento dos seus produtos, que tal algumas estratégias para estimular seus consumidores a comprar dessa forma e aumentar sua taxa de conversão? Separamos 5 dicas, veja a seguir.

#1 Mantenha seu fluxo de caixa organizado

As vendas parceladas tem dois lados, por um você tem um valor a receber todos os meses, de outro você demora para receber o valor total de uma venda. Com tantos valores entrando em datas diferentes é fácil se perder.

Por isso, organize seu fluxo de caixa para saber qual o valor que você terá disponível todos os meses e equilibre para fechar as contas. 

A maioria das plataformas de pagamento e bancos trabalham com antecipação de recebíveis, o que pode ser uma saída para ter dinheiro para manter tudo em dia.

#2 Fique atento às taxas diferenciadas

É sempre bom ressaltar que as vendas são processadas por gateways de pagamento, ou seja, quem irá fazer o parcelamento é uma empresa que cobrará de você as devidas taxas e tarifas em cima de cada venda.

Assim como nas maquininhas físicas, as transações parceladas costumam ter tarifas diferenciadas. 

Geralmente, quanto maior o número de parcelas, maior a taxa, em alguns casos a empresa irá oferecer uma quantidade de parcelas com taxas mais baixas e a partir de uma quantidade as tarifas são maiores e gradativas.

#3 Use o argumento de vendas parceladas na sua estratégia de marketing

Você provavelmente já viu em destaque uma promoção com a seguinte chamada: “parcelado em 10x sem juros no cartão de crédito”. Esse gatilho é uma arma poderosa de marketing, para convencer um consumidor a comprar.

Esse tipo de estratégia pode ser usado em campanhas de Google e Facebook Ads voltados para um público que esteja pesquisando por aquele tipo de produto.

A segmentação é essencial para que você ofereça os produtos certos para o consumidor ideal.

Esse argumento de parcelamento é algo muito utilizado em redes de varejo, sobretudo para produtos de maior valor agregado como eletrodomésticos, eletrônicos, móveis e etc.    

Aposte em cross-selling e upselling

Como foi destacado, uma das consequência das vendas parceladas é o aumento do ticket médio de venda. Nesse sentido, estratégias de cross-selling e upselling são muito bem vindas para dar um “empurrãozinho” para o cliente comprar mais.

Uma vez que existe a possibilidade de parcelar, o consumidor tende aproveitar para comprar produtos complementares que no final acabam não aumentando tanto assim o valor da parcela.

No cross-selling a ideia é oferecer um produto similar ou complementar, por exemplo, para clientes que pesquisam computadores, mostrar opções de mouses, teclados, monitores e etc.

Já no upselling o intuito é tentar um upgrade para um produto de maior qualidade e, consequentemente, maior valor. Usando o mesmo exemplo do computador, a ideia é apresentar produtos mais completos como opção.

E aí, entendeu porque oferecer vendas parceladas no seu e-commerce? Sabemos que gerir pagamentos não é uma tarefa simples, por isso, esperamos ter te ajudado com este guia sobre como aproveitar os benefícios dessa modalidade. Boas vendas!
Este artigo foi escrito pela Apps Ecommerce, desenvolvedora de aplicativos para Shopify como Parcelamento Installments e Boleto Recovery

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