Poder da fala: confira como o tom de voz contribui para as vendas

Manejar o tom de voz, escolher as palavras certas e saber ouvir fazem parte da rotina do inside sales e fazem parte das skills necessárias para um SDR. Esse tipo de venda, caracterizada por ser feita dentro do ambiente da empresa, se mostra cada vez mais popular.

O inside sales também é reservado para aquelas vendas onde o produto ou serviço é mais complexo e o cliente mais qualificado. As inovações tecnológicas, como o tradicional telefone, e as avançadas chamadas de vídeo, são usadas mais do que nunca pelos vendedores especializados em vendas internas.

Veja a seguir o que é o inside sales e quão importante é o poder da fala nesse processo. Conheça também porque o tom de fala e boa oratória fazem parte das skills necessárias para um SDR e o que faz esse profissional. Por fim, descubra em quais ocasiões o poder da fala é necessário e como escolher o tom de voz correto pode ser decisivo para fechar vendas e contratos!

O que é o inside sales e como o poder da fala ajuda no processo de vendas?

O inside sales é  uma técnica de vendas, mas que é feita internamente, isto é, dentro da empresa. Com esse tipo de venda, o vendedor não precisa se deslocar para explicar o valor de um produto ou serviço aos clientes, ou conduzir negociações. Cada etapa do processo pode ser desempenhada à distância.

Por conta da natureza do inside sales, uma das habilidades mais importantes é o poder da fala. É preciso saber modular a voz, escolher quais expressões são adequadas e ajustar o discurso para que, durante a venda, realmente se demonstre que a empresa está ali para solucionar os problemas do cliente.

Como  o tom de voz pode alterar uma mensagem?

Há uma diferença tremenda entre ler uma mensagem em um livro e ouvir uma mensagem oral. No livro, o autor precisa usar as próprias palavras para transmitir as emoções e o estado de espírito do narrador e personagens. Mas na fala oralizada, a mensagem já é transmitida com emoção.

Através apenas do tom da voz, é possível identificar aspectos psicológicos no transmissor da mensagem. Ficam perceptíveis o humor e até mesmo traços de personalidade, como a passividade, a liderança ou a tendência à extroversão e comportamento sociável.

Importância do tom de voz nas relações interpessoais

Visto que a voz revela o humor e o psicológico, é uma inferência lógica pensar que ela influi nas relações interpessoais. É possível adaptar o tom da própria voz, a depender de que tipo de relação uma pessoa deseja estabelecer com a outra.

No caso do inside sales, a modulação da voz é de extrema importância, pois é importante mostrar ao cliente amabilidade, disponibilidade e atenção aos seus problemas.

O que faz o SDR?

O SDR é um profissional cuja atribuição é pouco conhecida no mercado nacional, mas que é da área de vendas e ganha cada vez mais importância. Esse profissional, rotineiramente, analisa e identifica quem são os clientes em potencial com maiores chances de comprar.

As skills necessárias para o SDR o ajudam a executar as seguintes funções:

●     Contatar leads que surgem das estratégias executadas pelo inbound marketing

●     Identificar o perfil do cliente ideal através de uma primeira conversa com o lead

●     Coletar informações detalhadas que serão úteis para a equipe de vendas

●     Colocar todos os dados coletados no CRM da empresa

●     Encaminhar os contatos analisados e aprovados para a equipe de vendas

Como se vê, o SDR serve para filtrar os melhores clientes, de forma que isso facilite, organize e aumente as chances de conversão por parte da equipe de vendas.

Quais skills necessárias para um SDR?

Visto que o trabalho de um SDR, também característico do inside sales, é vasto e abrange muitas funções, esse profissional deve ser habilitado em:

●     Comunicação, isto é, a capacidade de conversar diariamente com clientes, por telefone, e-mail, rede social e outros canais

●     Experiência em vendas, com ênfase no conhecimento de estratégias inbound

●     Boa gerência do próprio tempo

●     Personalidade determinada e resiliente

É notável que as skills de um SDR têm a ver com as habilidades de um vendedor, mas também de um analista em vendas e marketing.

Poder da fala para as vendas: escolhendo o tom de voz correto

Quanto ao poder da fala? Como pode ser usado no inside sales de forma eficaz e em quais ocasiões é necessário escolher o tom de voz adequado?

Durante uma reunião de negócios

Por norma, em uma reunião de negócios, os participantes estão em pé de igualdade, em um ambiente fechado onde a voz se projeta naturalmente. No caso do inside sales, nem é preciso se preocupar em falar mais alto, pois a tecnologia faz o trabalho de projetar a voz.

Nas ocasiões onde há reuniões de negócios o ideal é falar mais baixo e pausadamente, pois isso demonstra respeito e atenção.

Em comunicação com a equipe

Nas reuniões com a equipe, o tom de voz pode ser mais descontraído, embora sempre respeitoso. É vital ter atenção aqui para não passar uma imagem nem de arrogância, nem de negligência para os membros da equipe.  Eles devem se espelhar no líder, respeitá-lo e se inspirarem para cumprir suas metas.

Apresentações relacionadas ao trabalho

Em apresentações vale entender que as atenções estão focadas de uma só vez no transmissor da mensagem. Aqui é importante projetar a voz e usar de palavras e expressões assertivas, que demonstrem credibilidade ao mesmo tempo em que não condenam a apresentação à monotonia. 

Por incrível que pareça, o poder da fala, com escolha de palavras e tom de voz, faz parte das skills necessárias a um SDR, mas também a qualquer profissional encarregado de inside sales.

Investir em oratória é uma habilidade que basicamente entra para o currículo pessoal e profissional de qualquer um, e isso faz toda a diferença para as empresas de sucesso.

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