Cuidando dos pés: 3 dicas para hidratação saudável

Cuidar dos calcanhares é uma atividade que muitas vezes esquecemos ou deixamos de lado nossos tratamentos caseiros, principalmente quando nossos pés e calcanhares não nos causam grandes problemas.

Mas e se o uso de uma pedra-pomes ou ralador não for suficiente e a pele dos calcanhares e solas dos pés for grossa e calosa? Apresentamos o plano para o cuidado dos calcanhares e indicamos alguns cosméticos que o ajudarão a se livrar da epiderme áspera e áspera.

1. Cuidados com os calcanhares – primeiro passo: banho

Os cuidados com os calcanhares são uma parte importante dos cuidados com o corpo e devemos cuidar deles durante todo o ano. Especialmente no outono e inverno, quando nossos pés ficam escondidos o dia todo em sapato social feminino e meias grossas. 

A pele não respira e os pés ficam úmidos, o que pode se tornar um excelente terreno fértil para bactérias. A pele seca ou muito úmida requer mais atenção na seleção de cosméticos para o cuidado.

Antes de iniciarmos os cuidados adequados com os calcanhares, vale a pena saber que a pele da sola dos pés é específica – possui poucas glândulas sebáceas , por isso seca com facilidade e fica áspera.

 Por outro lado, existem muitas glândulas sudoríparas nos pés, e é por isso que muitas vezes nos queixamos de meias suadas. De posse desses conhecimentos básicos, deve-se pensar em como cuidar dos pés para, por um lado, garantir sua hidratação e alisamento adequados e, por outro, protegê-los contra a transpiração exce

A caminho de pés bonitos 

A primeira etapa deve ser um banho, que limpará completamente a pele, suaviza a epiderme espessada e a preparará para outras etapas de cuidados. Para um banho de pés, é melhor usar uma tigela grande e confortável, na qual você possa colocar facilmente dois pés. 

Despeje seu óleo favorito ou azeite, que você tem à mão, na água morna. Se você é fã de misturas de cuidados em casa, experimente a receita de um banho de pés feito de bicarbonato de sódio e sal de mesa – essa mistura suaviza perfeitamente a pele calejada dos pés e ajudará a removê-la sem dor.

Você também pode usar fórmulas cosméticas especialmente desenvolvidas para o cuidado dos pés e buscar produtos prontos à base de sal-gema.   É especialmente útil no cuidado de pés propensos à transpiração excessiva. Ele removerá a sensação de peso nas pernas e, além disso, tem um efeito antibacteriano e anti-séptico, pois contém ácido bórico

Os cuidados com os calcanhares também incluem banhos de ervas que terão um efeito refrescante e aliviam os pés cansados. Se você está lutando com o problema da transpiração excessiva dos pés, tente mergulhar os pés na água com a adição de ervas, como lavanda ou tomilho. 

Dê aos seus pés um pouco de relaxamento na água por cerca de 15 a 20 minutos. Este é o momento em que a pele vai amolecer o suficiente e será mais fácil remover a epiderme calosa.

2. Como cuidar dos calcanhares – passo dois: remover a epiderme calosa

Os pés umedecidos estão prontos para a próxima etapa do cuidado – removendo a epiderme espessada. Para se livrar da pele grossa nos calcanhares, esfregue os pés ou use um ralador ou pedra-pomes natural.

Existem muitos esfoliantes de pés no mercado, recomenda-se usar um esfoliante de pés suavizante. Aplique-o na pele ligeiramente úmida e massaje a pele dos calcanhares e solas em movimentos circulares para eliminar as células mortas da pele, suavizar e suavizar a pele. 

Tire algum tempo para fazer isso e massageie os pés com cuidado. Graças a isso, o peeling não apenas funcionará de forma mais eficaz, mas também estimulará a circulação sanguínea pressionando suavemente os pés e os dedos. Após alguns minutos, lave os pés com água morna

Uma proposta interessante para esfoliar a pele calosa dos calcanhares e pés são as máscaras esfoliantes para os pés em forma de meias. Coloque as meias nos pés lavados e secos. O produto é baseado em ingredientes naturais – extratos de limão, laranja, mamão e maçã, que dissolvem as células mortas da pele e facilitam sua remoção. 

A presença de extrato de camomila acalma as irritações após a esfoliação da epiderme, graças à qual o equilíbrio do cuidado é mantido. Após cerca de 4-7 dias de uso das meias, a pele começará a esfoliar e, nos próximos dias, a pele ficará macia, suave e renovada.

3. Calcanhares rachados: hidratação

Em casa, o cuidado simplificado do calcanhar, este é o último passo que não deve ser esquecido. É usado para proteger a pele delicada e esfoliada do ressecamento e rachaduras. A pele dos calcanhares não é ricamente equipada com glândulas sebáceas, por isso requer uma dose sólida de hidratação e nutrição para evitar queratose rápida da epiderme.

Nesta fase, você tem uma enorme seleção de produtos – com consistência ou forma de administração diferenciada. Independentemente de ser um creme, gel, meias hidratantes com óleo ou um bastão para o cuidado dos pés, vale a pena usar substâncias ativas comprovadas e eficazes. Um deles é a ureia.

About EF News

A EF NEWS traz para você os melhores conteúdos da internet. Seja bem-vindo e desfrute de pautas especialmente separadas para você. Portal de conteúdos atualizado diariamente, acesse https://entrelacosdefamilias.com.br
View all posts by EF News →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco + seis =