Como a herpes labial afeta sua saúde bucal?

A herpes labial é causada por um vírus. Portanto, ele existe em duas formas, o tipo um, que aciona as lesões de lábios e cavidade oral, e o dois, relacionada às inflamações gengivais.

A primeira infecção pelo vírus, ocorre normalmente na infância ou na adolescência. Ele é extremamente comum na população e o contágio pode ocorrer principalmente com o compartilhamento de objetos.

Dessa forma, de 7 a 10 dias após o contato com o vírus, pode apresentar o início de alguns  sintomas, que são:

  • Feridas na boca;
  • Gânglios no pescoço;
  • Dor de cabeça;
  • Dor de garganta.

Após o início desses sintomas, é extremamente fundamental procurar uma clínica odontologica.

Normalmente, de 10 a 14 dias, o quadro está resolvido sem a necessidade de um tratamento específico. 

Porém, algumas pessoas que apresentam a primeira infecção, podem apresentar quadros que acontecem de uma forma recorrente. Essa infecção, se apresenta em cinco fases, que são:

  •  Formigamento ou coceira no local;
  • Aparecimento de vesículas;
  • Úlceras;
  • Cicatrização;
  • Cura.

Caso tenha herpes, é importante reconhecer a evolução das doenças e essas fases, pois o tratamento deve ser instituído logo no início. 

Por isso, é fundamental visitas frequentes até uma clínica dentária 24 horas.

Como o tratamento deve ser realizado?

Como foi dito, o tratamento deve ser realizado nas duas primeiras fases do formigamento e das vesículas integrais.

O objetivo do tratamento não é a cura da doença e sim, um encurtamento do tempo da enfermidade e a diminuição da intensidade dos sintomas.

Outro fator que o tratamento ajuda é evitar a disseminação para outros órgãos e uma infecção bacteriana secundária. Quando observar os sintomas, é necessário ir imediatamente até uma clínica dentista 24 horas.

Também pode ser feito por meio de pomadas e medicamentos antivirais que poderão ser indicados pelo médico. Então, é importante lembrar que a automedicação e os tratamentos caseiros para a herpes podem ser extremamente prejudiciais.

Vale ressaltar que a herpes está relacionada com o estado imunológico do paciente. Então, ele volta a apresentar o quadro após situações gripais, resfriados e até mesmo estresse emocional.

Outro fator que pode levar as herpes são traumas locais. Quando se fala na imunidade, é importante ressaltar que existem alguns pacientes que já estejam com ela comprometida, como algumas pessoas que estão em processos de quimioterapia. 

Os traumas podem ocorrer durante a escovação, por exemplo, e às vezes o paciente realiza ela de forma bruta e acaba machucando a mucosa.

Nesses pacientes, o tratamento precoce é importante para evitar a disseminação para outros órgãos, como pulmão, fígado ou cérebro.

Quais são as formas de prevenção para herpes labial?

É importante manter a saúde bucal em dia, tendo bons hábitos para que possa evitar até mesmo outras inflamações, como as doenças da gengiva que devem ser tratadas no dentista periodontia, por exemplo.

Pessoas que possuem os dentes tortos, devem se atentar porque muitas vezes é difícil manter uma higienização bucal, já que não é possível ter acesso a todas as áreas dos elementos dentários.

Isso também serve como um modo de prevenção para qualquer outra doença. Portanto, é importante que vá até o ortodontista para colocar aparelho dentário e iniciar um tratamento para realizar o alinhamento dos dentes.

Pode ser que esses cuidados não impeçam a manifestação dos sintomas, porém terá uma relação com a imunidade, o que faz com que a saúde bucal não fique vulnerável com diversas bactérias. 

Quando a imunidade está forte, automaticamente o aparecimento dos herpes fica inibido.

Então, a herpes labial são feridas que atingem a cavidade bucal e envolvem os lábios. Uma das principais causas para essa enfermidade é a imunidade e o contato com pessoas que já possuem a doença. 

Ela também pode ser acompanhada de alguns sintomas, como feridas nos lábios e o formigamento. Esses sinais podem ser tratados por pomadas ou comprimidos. 

Portanto, a melhor opção de prevenção é o não compartilhamento de alguns objetos de uso pessoal, além de sempre manter uma higiene bucal adequada. 

Com a higienização em dia, será possível evitar diversas doenças que podem se alastrar, indo direto para corrente sanguínea e atingir os principais órgãos do corpo. 

A saúde bucal em dia e principalmente uma boa higienização também podem ajudar a manter a imunidade em um estado que não fique vulnerável. Com isso, será possível evitar o herpes labial. Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

About EF News

A EF NEWS traz para você os melhores conteúdos da internet. Seja bem-vindo e desfrute de pautas especialmente separadas para você. Portal de conteúdos atualizado diariamente, acesse https://entrelacosdefamilias.com.br
View all posts by EF News →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *