Xerostomia: entenda os tratamentos mais recomendados

A xerostomia é uma condição associada a baixa produção de saliva pelas glândulas salivares que ocasiona a boca seca. 

Quem tem boca seca deve ter sentido algum desses sintomas, como o mau hálito, por exemplo.

Portanto, ela é uma queixa comum entre os idosos e pode atingir até mesmo 20% da população e ela pode trazer algumas consequências, como:

  • Gerar desconforto;
  • Interferir na fala;
  • Trazer dificuldades no uso de próteses;
  • Mau hálito.

Além disso, ela pode prejudicar a higiene bucal, ao provocar uma diminuição do pH oral e o aumento do crescimento bacteriano. 

Ou seja, a xerostomia, se não for tratada, pode provocar alterações graves na boca, como cavitação dental e candidíase oral. 

Então, a cavitação pode ocasionar na sensibilidade do dente, mas a lente de contato dental pode ajudar nessa questão.

Qual a importância do papel da saliva?

A saliva tem um importante papel na manutenção da saúde bucal. Ela mantém a lubrificação, a digestão e a falta dela pode resultar no aumento do número de cáries dentárias, infecções orais, dificuldades para engolir, mastigação e fala.

Por isso, é importante diagnosticar a xerostomia rapidamente e prevenir o desenvolvimento de todos esses problemas. Além do mais, haverá aumento das cáries dentárias e elas poderão atingir o esmalte do dente, os deixando amarelados.

Nessa situação, seria importante que o paciente procure um especialista e inicie o seu tratamento com facetas. 

Após todo o procedimento, ele iria ver o resultado das facetas de porcelana antes e depois nos dentes, e elas irão trazer a sua coloração novamente.

Quais são as principais causas da boca seca?

Existem algumas causas para a pessoa ter xerostomia, e uma delas é o uso de medicamentos. 

Portanto, tem algum deles que podem causar boca seca. Inclusive, esses medicamentos que são sem receitas, em que as pessoas utilizam para alergias, como sintomas de resfriados.

Alguns pacientes que estão em tratamento de câncer também podem sofrer desse mal. 

Isso acontece porque, a irradiação ocidental das glândulas salivares durante uma radioterapia para o câncer de pescoço, por exemplo, pode provocar a xerostomia, causando o ressecamento.

Então, as lesões das terminações nervosas causadas por traumas na cabeça ou pescoço também podem causar boca seca. 

Isso acontece porque, alguns nervos transmitem mensagens entre o cérebro e as glândulas salivares. Caso eles sejam danificados, pode não ocorrer essa comunicação. 

Além disso, ela também pode ser causada por uma condição médica, chamada de síndrome de Sjögren, que causa o ressecamento das mucosas, fazendo com que a boca fique seca. 

Portanto, ela é uma doença autoimune e pode afetar até mesmo os olhos.

Como aliviar os sintomas da xerostomia?

Para que os sintomas sejam aliviados, é bem importante fazer a hidratação ao longo do dia, ingerindo a quantidade de água necessária para o corpo produzir a saliva. 

Essa prática também ajuda quando a pessoa está com dificuldade de se alimentar por conta do ressecamento da boca.

Muitas pessoas respiram pela boca, e toda vez que isso acontece, passa a trocar os gases com a atmosfera, fazendo com que aquela umidade toda da boca saia, deixando-a seca. 

Esse problema de respirar pela boca aberta, por muitas vezes possui relação com questões ortodônticas.

Pessoas que possuem dentes tortos ou qualquer disfunção em sua mordida, são vulneráveis a terem dificuldade de respirar pelo nariz. Nesse caso, é importante que inicie o tratamento com ortodontia invisível, para que aliviem os sintomas da boca.

Caso elas residam em um ambiente muito seco, esse tipo de ar é extremamente ruim para a xerostomia. Então, ele poderá estar usando um umidificador de ar para que ele fique mais úmido e não traga nenhum problema. 

Os alimentos podem ajudar na produção de saliva?

Existem alimentos que naturalmente estimulam a produção de saliva, como por exemplo a maçã e o pepino. Então, eles devem ser incluídos na dieta para que a sua boca possa produzir mais saliva.

Além de utilizar gengibre, porque eles realmente estimulam a produção de saliva pelo corpo humano. O chá de erva doce também pode ser um poderoso aliado.

Quais métodos de tratamento são recomendados para xerostomia?

Para iniciar seu tratamento, é necessário saber a sua causa, e a partir disso, será iniciado o tratamento específico que poderá ser feito desde facetas de resina até salivas artificiais. 

Então, o dentista irá fazer um questionamento para o paciente bastante detalhado, levando em consideração todas as questões das principais causas.

O tratamento pode se iniciar por meio da saliva artificial, com bochechos que facilitam a permanência da boca lubrificada, de forma necessária, para que a mucosa não sofra desidratação.

Além de produtos específicos que servem para estimular o funcionamento das glândulas salivares e a laser terapia. 

Na medida em que o paciente tem a boca seca, acontecem outros agravantes, como a facilitação das bactérias. 

Dependendo do caso, se não tratada, o paciente poderá sofrer com a perda de dentes. Nessa ocasião, é importante pesquisar sobre os preços de implantes dentários.

Por isso, é extremamente importante frequentar o dentista e realizar os tratamentos, tanto de forma natural, ingerindo parte de alimentos saudáveis que servem para o estímulo da saliva, tanto de modo artificial. 

Portanto, com todas essas dicas, o paciente irá aliviar os seus sintomas e poderá não sofrer consequências com a xerostomia.Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

About EF News

A EF NEWS traz para você os melhores conteúdos da internet. Seja bem-vindo e desfrute de pautas especialmente separadas para você. Portal de conteúdos atualizado diariamente, acesse https://entrelacosdefamilias.com.br
View all posts by EF News →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *