A dieta da proteína é confiável?

Se você deseja emagrecer, imagino que já tenha se deparado com essa dieta na internet.

A dieta da proteína é uma das dietas mais famosas e utilizadas por quem quer perder peso de forma rápida.

E não existe apenas um tipo de dieta da proteína.

Na verdade, existem diferentes tipos, como a Dieta Atkins, Dieta Dukan, Dieta de South Beach, Dieta da USP, etc.

Elas possuem algumas peculiaridades, mas, de forma geral, são bem parecidas.

O problema é que a dieta da proteína, apesar de ser eficiente, não é saudável e pode gerar consequências não muito interessantes para a sua saúde.

Você sabia, por exemplo, que essa dieta não faz você perder gordura necessariamente?

Vamos explicar isso mais abaixo.

Antes de falarmos mais sobre ela, é importante você saber também o que pode ser ingerido durante o período máximo de 15 dias em que você pode seguir a dieta da proteína.

Isso é sério! Passados os 15 dias, você deve esperar pelo menos mais 15 dias antes de recomeçar o ciclo, porque essa dieta sobrecarrega muito os nossos rins.

Aí vai uma lista de alguns dos alimentos permitidos:

  • Café preto;
  • Água;
  • Chá;
  • Leite;
  • Peito de peru;
  • Queijo;
  • Ovo;
  • Peixes;
  • Presunto;
  • Bolacha de água e sal.

Oleaginosas e carboidratos estão fora de cogitação nessa dieta!

O problema é que, como os carboidratos são nossa principal fonte de energia, o corte total pode causar alguns danos para a sua saúde. Confira abaixo!

Quais são os riscos da dieta da proteína?

Como dito acima, o principal combustível do nosso corpo é o carboidrato. Cortar ele totalmente de uma hora para outra causa um desequilíbrio grande no nosso corpo.

Nosso organismo entra em estado de alerta, já que ele não sabe quando você comerá novamente.

Por isso, ele acaba aumentando a quantidade de glucagon, responsável por quebrar as moléculas de glicose da nossa reserva (denominadas glicogênio) para produzir energia.

Certo, mas e depois?

Depois disso, a gordura começa a ser queimada para produzir energia. O problema é que essa quebra começa a gerar subprodutos tóxicos, como a acetona e outros corpos

cetônicos.

E, por último, o corpo utiliza as proteínas da musculatura para produzir energia.

E aí reside o maior perigo!

  • Primeiro: a quebra de proteínas gera um subproduto que é convertido em amônia. Se você não ingerir muita água, pelo menos o dobro do recomendado (2L), poderá sobrecarregar seus rins e até mesmo formar cálculos renais;
  • Segundo: o nosso corpo precisa de massa magra para queimar calorias. Quanto menos massa magra, mais gordura é estocada;

Sendo assim, você não perde gordura propriamente dita. Na verdade, como eu disse, em determinada etapa ela é utilizada sim para produzir energia, mas em uma quantidade bem menor.

O que você de fato perde é músculo e água! Por isso, a dieta da proteína não é a dieta mais saudável que você pode seguir para perder peso. Existem outras dietas que não colocam a sua saúde em risco!

Nem todos podem fazer essa dieta

Gestantes, lactantes e idosos não podem fazer essa dieta. O mesmo para pessoas que têm algum tipo de problema de tireoide ou de hipoglicemia, principalmente.

Se você tem Diabetes ou toma algum medicamento crônico, consulte seu médico antes de começar a fazer a dieta da proteína ou qualquer outro tipo de dieta!

Além disso, é normal que nos primeiros dias você sinta alguns efeitos colaterais como dor de cabeça, sonolência, fraqueza e enjoo. Isso se deve ao fato de que como não há consumo de carboidratos, o corpo gasta muito mais energia para extrair de outras fontes.

E, como dissemos antes, essa dieta não deve ser seguida por mais de 15 dias! Se você decidir continuar, espere pelo menos duas semanas, e então continue.

Lembre-se de que o seu corpo e a sua saúde são muito mais importantes do que a estética (caso essa seja sua maior motivação para fazer a dieta)!

O que você achou sobre a dieta da proteína? Gostou de saber mais sobre como ela funciona? Saiba que o caminho mais seguro para você perder peso sem expor a sua saúde aos perigos é conversando com um profissional da área, um nutricionista.

Esse profissional da saúde dirá a você quais são os alimentos mais indicados e menos indicados de acordo com as suas necessidades físicas e com os seus objetivos. Fazer “dieta de YouTube” é o pior erro que alguém pode cometer, já que cada pessoa tem suas próprias necessidades especiais.

Sabia que hoje em dia você nem precisa sair de casa para poder se consultar com um nutricionista? Graças aos avanços da tecnologia, hoje já é possível fazer uma consulta à distância, por meio da telemedicina.

Você só precisa dar alguns cliques para poder se consultar com o profissional que deseja! Quer falar com um nutricionista no conforto do seu lar? Clique aqui e entenda mais sobre isso!

About EF News

A EF NEWS traz para você os melhores conteúdos da internet. Seja bem-vindo e desfrute de pautas especialmente separadas para você. Portal de conteúdos atualizado diariamente, acesse https://entrelacosdefamilias.com.br
View all posts by EF News →