Como assinar e-CNPJ?

Assinar certificado eCNPJ é uma ação essencial para gestores de empresas e empresários que desejam transmitir credibilidade, facilitar e agilizar processos burocráticos online. A ferramenta permite a realização de uma variedade de tarefas, sem precisar ir de um local para o outro.

Atualmente, empresas de diversos portes, sejam pequenas, médias ou grandes, inseridas no mercado eletrônico ou não, utilizam o recurso para assinar documentos, acessar serviços governamentais e emitir notas fiscais.

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O que é o certificado e-CNPJ A1?

O certificado ecnpj A1 é um documento eletrônico que garante a identidade de empresas no âmbito virtual. É armazenado em software, no computador ou notebook, e sua emissão é realizada de maneira totalmente segura e fácil. 

Esse modelo possibilita que o usuário utilize o documento para realizar uma variedade de atividades com a mesma validade jurídica do certificado físico. No entanto, para emiti-lo, é necessário ter um CNPJ ativo.

Para que serve o certificado e-CNPJ?

O principal objetivo do e-CNPJ é autenticar a identidade de empresas ao realizar transações burocráticas no âmbito virtual. Em geral, ele pode ser utilizado executar tarefas, como:

  • Assinar documentos e contratos;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Acessar sistemas restritos;
  • Acessar sistemas governamentais.

Não apenas isso, mas o CNPJ eletrônico também pode ser emitido em formatos diferentes, como o A1, A3 e o Certificado em Nuvem. Eles podem variar em relação ao prazo de validade e armazenamento.

Como assinar e-cnpj A1?

O certificado eCNPJ é armazenado no computador ou notebook. Para assinar, basta acessar o software e seguir algumas etapas importantes para realizar tarefas em segurança. Os principais passos para assinar compreendem:

  • Acesse seu e-CNPJ;
  • Insira o arquivo do documento;
  • Posicione a assinatura no local correto;
  • Verifique o documento;
  • Salve e envie o arquivo.

Ao realizar qualquer assinatura com o certificado eletrônico, as informações empresariais contidas no documento são protegidas por criptografia. Vale ressaltar que por conta da crescente digitalização de tarefas, algumas instituições e empresas têm aceitado apenas assinaturas com e-CNPJ ou e-CPF, em caso de pessoas físicas.

Como instalar o E-CNPJ A1?

Após emitir o e-CNPJ A1 em uma Autoridade Certificadora (AC) reconhecida pela ICP-Brasil, é necessário realizar o processo de instalação para poder utilizá-la de modo eficaz. As principais etapas consistem:

  1. Clique na pasta do arquivo pfx duas vezes;
  2. Selecione o local em que o documento será instalado;
  3. Selecione a opção “Avançar”;
  4. Clique em “Colocar todos os certificados no repositório a seguir”;
  5. Clique na pasta “Autoridades de Certificação Raiz Confiáveis”;
  6. Selecione a opção “Concluir”.

Em caso de dúvidas ou problemas na instalação, entre em contato com a Autoridade Certificadora responsável pela emissão do seu documento. Após a instalação, já é possível começar a utilizar o certificado.

Onde emitir certificado e-cnpj A1? 

Para emitir um certificado eletrônico e-CNPJ A1, é indispensável realizar o processo com uma Autoridade Certificadora (AC) confiável. A Valid Certificadora é reconhecida no mercado pela variedade de tipos de certificado digital, agilidade e facilidade no processo de emissão.

Com a Valid, é possível realizar toda a emissão remotamente, bem como a renovação. Basta acessar o site para se manter informado sobre os tipos de certificado digital disponível, como emitir e também ter acesso a todos os canais de atendimento.

Para assinar um documento eletrônico em formato A1, basta abrir o certificado, selecionar o documento que deseja assinar, posicionar a assinatura, salvar e enviar. Esse é um processo ágil e fácil que pode ser feito em poucos segundos. Escolha a Valid Certificadora para emitir um e-CNPJ!

Espero que o conteúdo sobre Como assinar e-CNPJ? tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Cotidiano

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