Como assinar e-CNPJ?
Assinar certificado eCNPJ é uma ação essencial para gestores de empresas e empresários que desejam transmitir credibilidade, facilitar e agilizar processos burocráticos online. A ferramenta permite a realização de uma variedade de tarefas, sem precisar ir de um local para o outro.
Atualmente, empresas de diversos portes, sejam pequenas, médias ou grandes, inseridas no mercado eletrônico ou não, utilizam o recurso para assinar documentos, acessar serviços governamentais e emitir notas fiscais.
O que é o certificado e-CNPJ A1?
O certificado ecnpj A1 é um documento eletrônico que garante a identidade de empresas no âmbito virtual. É armazenado em software, no computador ou notebook, e sua emissão é realizada de maneira totalmente segura e fácil.
Esse modelo possibilita que o usuário utilize o documento para realizar uma variedade de atividades com a mesma validade jurídica do certificado físico. No entanto, para emiti-lo, é necessário ter um CNPJ ativo.
Para que serve o certificado e-CNPJ?
O principal objetivo do e-CNPJ é autenticar a identidade de empresas ao realizar transações burocráticas no âmbito virtual. Em geral, ele pode ser utilizado executar tarefas, como:
- Assinar documentos e contratos;
- Emissão de notas fiscais;
- Acessar sistemas restritos;
- Acessar sistemas governamentais.
Não apenas isso, mas o CNPJ eletrônico também pode ser emitido em formatos diferentes, como o A1, A3 e o Certificado em Nuvem. Eles podem variar em relação ao prazo de validade e armazenamento.
Como assinar e-cnpj A1?
O certificado eCNPJ é armazenado no computador ou notebook. Para assinar, basta acessar o software e seguir algumas etapas importantes para realizar tarefas em segurança. Os principais passos para assinar compreendem:
- Acesse seu e-CNPJ;
- Insira o arquivo do documento;
- Posicione a assinatura no local correto;
- Verifique o documento;
- Salve e envie o arquivo.
Ao realizar qualquer assinatura com o certificado eletrônico, as informações empresariais contidas no documento são protegidas por criptografia. Vale ressaltar que por conta da crescente digitalização de tarefas, algumas instituições e empresas têm aceitado apenas assinaturas com e-CNPJ ou e-CPF, em caso de pessoas físicas.
Como instalar o E-CNPJ A1?
Após emitir o e-CNPJ A1 em uma Autoridade Certificadora (AC) reconhecida pela ICP-Brasil, é necessário realizar o processo de instalação para poder utilizá-la de modo eficaz. As principais etapas consistem:
- Clique na pasta do arquivo pfx duas vezes;
- Selecione o local em que o documento será instalado;
- Selecione a opção “Avançar”;
- Clique em “Colocar todos os certificados no repositório a seguir”;
- Clique na pasta “Autoridades de Certificação Raiz Confiáveis”;
- Selecione a opção “Concluir”.
Em caso de dúvidas ou problemas na instalação, entre em contato com a Autoridade Certificadora responsável pela emissão do seu documento. Após a instalação, já é possível começar a utilizar o certificado.
Onde emitir certificado e-cnpj A1?
Para emitir um certificado eletrônico e-CNPJ A1, é indispensável realizar o processo com uma Autoridade Certificadora (AC) confiável. A Valid Certificadora é reconhecida no mercado pela variedade de tipos de certificado digital, agilidade e facilidade no processo de emissão.
Com a Valid, é possível realizar toda a emissão remotamente, bem como a renovação. Basta acessar o site para se manter informado sobre os tipos de certificado digital disponível, como emitir e também ter acesso a todos os canais de atendimento.
Para assinar um documento eletrônico em formato A1, basta abrir o certificado, selecionar o documento que deseja assinar, posicionar a assinatura, salvar e enviar. Esse é um processo ágil e fácil que pode ser feito em poucos segundos. Escolha a Valid Certificadora para emitir um e-CNPJ!
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