O Livro PDF Imprimir E-mail

Entrelaços de Famílias contém diversos documentos e relata fatos interessantes, conhecidos pelo autor por meio das pesquisas realizadas.

O livro apresenta, por exemplo, a Carta Régia da nomeação de Pedro Álvares de Gouveia para capitão-mor da Armada e a primeira Certidão de Batismo de um brasileiro nato. Mostra também: a Carta do Mestre João; a “Certidão de Nascimento do Brasil”; documento de controle do governo português da saída da frota de Cabral (datado de 1500); o primeiro documento sobre o Maranhão; Cartas de Brasões de Armas; Titularidades de Titulares do Império; Confissões de João Ramalho; a história da Pedra da Gávea, situada no Rio de Janeiro, entre outros fatos curiosos. Além disso, estão no livro indivíduos de mais de 2.000 famílias, algumas relatadas desde o ano 400 da era cristã.

ORELHA DO LIVRO

Os sumérios, os egípcios e quase todos os povos, quando começaram a utilizar a escrita, passaram a registrar o concreto e o abstrato. Aqui nasceu a memória em sua versão mais aperfeiçoada.

Essa necessidade do homem de registrar mergulha no tempo, remontando aos pictogramas e às inscrições ruprestes, guardiãs da memória humana.
Sem isso, ficaria difícil continuar, pois a memória é à base da pirâmide da história. Ela possibilita ao homem refletir, comparar e criar.

Em Entrelaços de Família, o pesquisador Henrique Arthur de Souza, extrapola o título de livro sobre genealogia. A proposta cosmogênica abrange outros ramos da ciência, formando uma trama onde outros pesquisadores poderão encontrar subsídios para suas pesquisas.

Ao narrar a trajetória deste insigne brasileiro, notável homem público, estadista emérito e figura ímpar que foi Henrique de La Roque Almeida, o autor traçou, através de um trabalho sério e persistente, minucioso e acadêmico, a trajetória de uma linhagem, que, através dos tempos, cresceu e entrelaçou-se com outras, formando esta grande árvore que atravessa os tempos.

O núcleo central do livro leva-nos a refletir sobre a vida nacional. Nesse contexto, desataca-se a figura de Henrique de La Roque. Sua erudição, a coragem e, sobretudo, o humanismo, aliados à figura carismática desse que foi legislador, político, chefe de família e amigo, destacando-se no universo de outros eminentes homens públicos brasileiros.

Entrelaços de Família, portanto, dentro de uma dinâmica que nos leva a refletir e desenvolver uma visão crítica do processo histórico, revela-nos aspectos do cotidiano dos personagens que a constroem.

O autor, nesta obra, apresenta-nos alguns aspectos históricos ainda não discutidos em trabalhos anteriores, já publicados; provoca o leitor com teses e hipóteses, revelando um intelecto agudo nas áreas da historiografia, da filologia e da arqueologia, que leva-nos a repensá-los.

O pesquisador Henrique Arthur de Souza aponta-nos um trabalho de fôlego, não uma obra que pretenda ser definitiva, mas uma vertente na qual outros poderão iniciar um novo caminho e novas descobertas.

Hermes Brasil de Souza,
Arqueólogo e historiador .

Peça o seu BRASÂO, Consulte o seu SOBRENOME, pelo email Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.